Madeiras e semelhantes

  • Revestimento melamínico, tingidos ou folha de madeira.

Limpeza Normal: retirar o pó, diariamente, com flanela seca ou pano branco e macio, levemente umedecido com água. Secar em seguida.

Limpeza Profunda: utilizar uma esponja macia umedecida levemente com água e detergente neutro. Retirar o sabão com um pano branco e macio, levemente umedecido com água. Secar em seguida.

Não Utilizar: ceras e produtos químicos ou abrasivos, pois poderão manchar e, até mesmo, danificar a superfície do móvel.

Obs: No caso do revestimento em folha de madeira podem ser utilizadas ceras especificas para madeira.

Metais e semelhantes

  • Pintura Epóxi, Ferro.

Limpeza Normal: retirar o pó, diariamente, com flanela seca ou pano branco e macio, levemente umedecido com água. Secar em seguida.

Limpeza Profunda: utilizar uma esponja macia umedecida levemente com água e detergente neutro. Retirar o sabão com um pano branco e macio, levemente umedecido com água. Secar em seguida.

Não Utilizar: ceras e produtos químicos ou abrasivos, pois poderão manchar e, até mesmo, danificar a superfície do móvel.

  • Cromado

Limpeza Normal: retirar o pó, diariamente, com flanela seca ou pano branco e macio, pois o acúmulo de poeira estimula o aparecimento de ferrugem.

Manutenção Preventiva: Aplicar cera liquida automotiva ou vaselina líquida, uma vez por semana, para proteger o acabamento, tomando o cuidado para não manchar as partes em madeira, tecido ou qualquer outro material que não seja o cromado.

Não Utilizar: Esponjas ou objetos ásperos/abrasivos, álcool e produtos químicos a base de solventes, pois poderão causar danos ao produto.

Cuidados Especiais: As peças com acabamento cromado são mais sensíveis às variações climáticas. Em locais sujeitos à maresia é recomendado o uso em locais climatizados (com ar condicionado). Jamais utilizar peças em metal, cromadas ou epóxi em áreas externas, como varandas ou coberturas.

  • Alumínio Polido, Inox.

Limpeza Normal: retirar o pó, diariamente, com flanela seca ou pano branco e macio, levemente umedecido com água. Secar em seguida.

Manutenção Periódica: O alumínio polido altera seu brilho e aparência com o contato contínuo das mãos ou quando sujeito à maresia. Isso será mais facilmente percebido em braços de cadeiras e móveis utilizados em regiões litorâneas. Ao perceber uma pequena alteração na aparência do material, iniciar manutenção semanal com polidores específicos para alumínio.

Plásticos e semelhantes

  • Poliuretano, Polipropileno, ABS e Perfis.

Limpeza: Lavar com água e sabão neutro ou limpar com uma esponja ou pano macio.

Não utilizar produtos químicos ou abrasivos a fim de não arranhar o produto e principalmente alvejantes ou produtos a base de Cloro, para não ressecar o material.

  • Policarbonato e Acrílico

Limpeza:  Indicamos o uso de espanador para retirar poeira evitando riscos e manchas. A limpeza deve ser realizada com pano úmido e após um seco e limpo. Indicamos o pano multiuso tradicional.  Uma vez ao mês faça o polimento com cera automotiva para amenizar arranhões e riscos.

Não utilizar produtos químicos, abrasivos, detergentes, sabão em pó e álcool. Nunca reutilize o mesmo pano para limpar outra peça sempre utilize pano descartaveis. Material não deve ser exposto diretamente ao sol. Em caso de uso habitual faça a manutenção em um período menor para uma maior durabilidade do produto.

Vidros

  • Cristal e Jateado.

Limpeza: Limpar com pano branco limpo e macio umedecido com álcool, fazendo movimentos circulares.

Não utilizar produtos químicos ou abrasivos, ou que contenham solventes ou amoníaco.

Cuidados: Vidros Jateados devem ser utilizados com a face jateada para baixo. Evite batidas, principalmente nas bordas que são pontos frágeis mesmo em vidros temperados. Não apoiar objetos quentes ou gelados diretamente sobre o tampo.

Tecido

Limpeza Normal: aspirar em baixa rotação ou usar uma escova de cerdas macias, uma a duas vezes por semana.

Não utilizar produtos químicos, principalmente os que contenham cloro, alvejantes ou amoníaco, pois poderão manchar o tecido.

Não utilizar limpeza a vapor, pois poderá causar mofo.

Derramamentos e Sujeiras Acidentais: Retirar suavemente com o pano limpo, esponja ou papel absorvente, o mais breve possível. Abaixo seguem orientações de limpeza para cada tipo de mancha. É possível salientar, que tais sugestões vêm no intuito de tentar minimizar o problema, pois o sucesso na eliminação da mancha poderá ser maior ou menor dependendo da substância a ser removida.

Derramamento Aquoso e/ou Oleoso: Remover sem comprimir o tecido, com lenço de papel ou pano branco e absorvente;

Derramamento Pastoso ou Sólido: Remover primeiramente o excesso com uma espátula plástica e depois limpar com um pano ou papel absorvente.

Manchas de Difícil Remoção: Para manchas de difícil remoção ou que já tenham penetrado no tecido, devem ser seguidos os passos abaixo. Nota: Antes de efetuar os procedimentos de limpeza, teste a solução em um trecho não visível do tecido para verificar se não ocorrerá nenhuma alteração.

Retirar o excesso com um papel ou um pano branco e absorvente, ou ainda, uma espátula plástica. Aplicar um pouco de detergente neutro, diluído em água, na área manchada e esfregar suavemente com o pano branco ou esponja macia até a completa remoção;

  • Vinil e Couro Ecológico

Limpeza: Limpar com pano branco e macio, levemente umedecido com água e detergente neutro.

Não utilizar produtos químicos, pois poderão ressecar e danificar o material.

  • Couro.

Limpeza Normal: Limpar, suavemente, com pano branco e macio, umedecido com água. Secar em seguida.

Manutenção Periódica: Aplicar vaselina líquida com o pano branco e macio, em movimentos suaves e circulares, tomando o cuidado de espalhar o produto uniformemente por toda a área, apenas umedece-lo, sem encharcar. Deixe o produto ser completamente absorvido pelo couro (de preferência deixe de um dia pro outro), antes de voltar a utilizar. Caso tenha ocorrido excesso na aplicação, retire-o com um pano branco e absorvente que não solte pelos.